Publicidade

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ideias Para Personagens

    Navegando pela internet eu encontrei um site em inglês muitos interessante o link é esse: http://www.creative-writing-now.com/descriptive-writing.html caso você queira dar uma olhada.

   No site existe um curso de três dias que da dicas para você criar, escrever suas historias, é muito legal.

   Vou postar aqui as dicas que me ajudaram muito.

   Obs: Você que entende inglês não deixe de dar uma olhada no site, é muito bom.




Construir personagens.

   Aqui você vai aprender a gerar um monte de idéias que podera usar mais tarde em suas historias. E, mais importante, você aprenderá técnicas para obter idéias novas para suas história sempre que você precisar delas.

   Hoje, nós vamos focalizar em geração de idéias para personagens fictícios.


===================
   Elementos de uma história
===================

   Há três elementos que a história precisa: um personagem, um lugar e um conflito.

   Um pequeno texto não é uma história a menos que algo acontece na mesma. Se nada acontecer, a peça poderia ser uma descrição ou um artigo ou um discurso filosófico, mas não uma história.

   Em uma história, algo tem que acontecer. Isso acontece com alguém (um personagem * *), e isso acontece em algum lugar (* ambiente, espaço).

   Um conflito * * - ou problema - é o que faz algo acontecer. Falaremos mais sobre o conflito, e por que isso que é necessário,em outra lição.

========================
   Como nascem as idéias para as histórias
========================

   Autores geralmente começam com um dos três elementos (personagem, cenarío ou conflito) e usam o escolhido para encontrar os outros dois. Não há ordem certa ou errada para este processo.

   Uma idéia para um conflito (por exemplo, o bullying no ensino médio ), pode levar tanto para idéias de personagens (Quem é o valentão? O que o motiva? Quem são as vítimas? Como eles reagem a ele?) E também para definição de idéias (Em que  tipo  de escola os personagens estudam? Onde está escola está localizada? É uma escola pública ou uma escola particular?).

   Uma idéia para um cenário (por exemplo, uma plantação de algodão do Mississipi, pouco antes da Guerra Civil) pode levar a idéias de conflito (escravos violentamente separadas dos seus filhos), e as idéias de personagens (uma escrava grávida disposto a arriscar sua vida para manter seu bebe).

   Ou uma idéia para um personagem (por exemplo, uma mulher que é obcecado com a limpeza) pode levar a idéias de conflito (Em que situação esta obsessão do personagem com a higiene pode se tornar um problema? Em que situação ela iria enfrentar uma bagunça que não podera controlar?), e estabelecendo o cenário (apartamento da mulher ultra-organizado com seus elaborados sistemas de armários, compartimentos e recipientes rotulados).

   Agora, vamos começar a ver algumas idéias para personagem que você pode vir a usar em sua historias para obter idéias para o conflito e o cenário.

=============================
   5 maneiras de obter idéias de personagem
=============================

   Como ter idéias para os personagens? Aqui estão cinco maneiras diferentes. Cada um destes é uma mina de ouro.




   ***** Método # 1: Pessoas ao seu redor. *****


   Observe as pessoas que passam por você na rua, vá a um shopping ou a um café e observe as pessoas ao seu redor. Olha como eles se vestem e se apresentam, suas expressões faciais, seus gestos, como se movem, como elas interagem umas com as outras. Tente imaginar a sua vida.

   Observe as pessoas na fila do supermercado - esculte suas conversas (sem da muito na vista se não vão te chamar de bisbilhoteiro), preste atenção ao que elas estão comprando. Elas vivem sozinhos ou com crianças? Será que elas têm animais de estimação? Elas cozinham muito, ou mantem os alimentos pré-cozinhados em seus freezers? Elas estão planejando uma festa? Ou estão, possivelmente, planejando beber sozinhas?

   Cada uma dessas pessoas pode se tornar um personagem de ficção em suas histórias.





***** Método # 2: Adiquirir idéias do jornal. *****

   Os jornais são uma fonte rica de idéias de personagem.

   Quando você le sobre pessoas comuns em situações extraordinárias, tente imaginar as pessoas por trás das manchetes. O que poderia ter acontecido a uma mulher que manda filmar o marido? Que tipo de pessoa poderia ser ela, o que seu marido poderia ter feito?

   É provável que as pessoas que você venha a imaginar sejam muito diferentes das pessoas reais envolvidas na notícia. Isso é bom. Elas são personagens de ficção que você inventou. Agora você pode usá-las como quiser em suas histórias.

   Anúncios de casamento e obituários são outro ótimo lugar para procurar idéias para personagens. Use sua imaginação para preencher o espaço em branco em torno da informação do jornal.





***** Método # 3: Pegar idéias atravez de nomes. *****

   Um nome desencadeia um complexo conjunto de associações, com base no seu som e sua aparência em uma página, com base também nas pessoas que temos conhecido ou ouvido falar com esse nome ou nomes semelhantes.

   Pare um momento para imaginar uma mulher chamada Gertrude, uma mulher chamada Donna, uma mulher chamada Veronica. Quais imagens esses nomes trazem à sua mente? Imagino três mulheres muito diferentes.

   O nome Gertrude me faz pensar de uma mulher de sessenta anos de idade, com cabelos grisalhos na altura do queixo empurrado para trás das orelhas. Ela não usa maquiagem e tem linhas profundas ao longo dos lados de sua boca. Ela é alta e magra - ela faz longas caminhadas todos os dias e tem um passo rápido e determinado como se sempre tivesse um problema urgente para resolver.

   Sua Gertrude é, provavelmente, completamente diferente da minha. Isso é ótimo.

   Sempre que você precisa de idéias para personagens, anote três nomes. Escolha os nomes aleatoriamente de uma lista telefônica ou de outro lugar, ou apenas anotar os três primeiros nomes que lhe ocorrem.

   Tente imaginar uma pessoa com cada um dos nomes que você escolheu. Anote tudo o que você imaginar. Você acabou de criar três personagens!



***** Método # 4: Misturar e Combinar. *****

   Muitas vezes, os escritores se baseiam em pessoas reais, que eles conhecem para criar seus personagens. As vezes funciona bem, mas em outros casos, pode ser um fator limitante. Pode ser difícil parar de pensar na pessoa real e imaginar o personagem separadamente.

   Aqui está um método diferente para tentar: criar um personagem que mistura aspectos de várias pessoas que você conhece.

   Por exemplo, você pode inventar um personagem que é parcialmente baseado no seu pai, parcialmente baseado em um de seus professores do ensino médio, e em parte com base no seu chefe. Ou, você pode basear um personagem em seu pai, mas fazer dele uma mulher no seu livro. Você poderia basear a aparência física do personagem em uma garçonete que você viu em um restaurante.

   O resultado de cada combinação será um personagem que compartilha semelhanças com todas essas pessoas, mas, ao mesmo tempo, é diferente de todos elas, é única.

*
**** Método # 5: Transformar personagens em outros personagens. *****

    Cada personagem que você criar pode ser a semente para novas idéias para mais personagens.

   Quem está na família de seu personagem? Como são os pais do seu personagem? Quem é o melhor amigo do seu personagem? Quem é o inimigo do seu personagem? Que tipo de pessoa tira o seu personagem do serios? Que tipo de pessoa atrai ou se sente atraído por seu personagem?

   Pense sobre essas questões, em seguida, desenvolva as respostas para um novo personagens.










=========================
   Como desenvolver um personagem
=========================

   Uma vez que você já tenha uma idéia para um personagem, você pode começar a desenvolver o personagem, imaginando aspectos da vida desse personagem.

   Aqui está um questionário que você pode usar para criar perfis dos personagens. Sinta-se livre para alterar qualquer uma das perguntas ou adicionar perguntas novas:

   - Qual é a ocupação do personagem?

   - Como é a família do personagem?

   - O personagem Esta em um relacionamento? Como é seu parceiro ou parceira?

   - Como é o lar do personagem? Seu bairro?

   - Será que seu personagem tem hobbies? O que ele ou ela gosta de fazer?

   - Quais são as maiores qualidades do seu personagem?

   - Quais são seus maiores defeitos

   - Qual é seu desejo mais profundo?

   - Qual é seu maior medo?

   - Qual é a coisa que seu personagem quer desesperadamente mudar em si mesmo?

   - O que o personagem não sabe sobre si mesmo?

   A maioria destas informações não vão realmente entrar em sua história, mas ela vai te ajudar a concretizar os personagens em sua própria mente para que você possa escrever sobre eles de uma maneira convincente.

   Suas respostas a estas perguntas também podem se tornar uma fonte inesgotável de idéias para histórias. Eu vou te mostrar como isso funciona na próxima.

Escrito por Nancy.


Gostou do Post? Então compartilhe com seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

0
    Navegando pela internet eu encontrei um site em inglês muitos interessante o link é esse: http://www.creative-writing-now.com/descriptive-writing.html caso você queira dar uma olhada.

   No site existe um curso de três dias que da dicas para você criar, escrever suas historias, é muito legal.

   Vou postar aqui as dicas que me ajudaram muito.

   Obs: Você que entende inglês não deixe de dar uma olhada no site, é muito bom.




Construir personagens.

   Aqui você vai aprender a gerar um monte de idéias que podera usar mais tarde em suas historias. E, mais importante, você aprenderá técnicas para obter idéias novas para suas história sempre que você precisar delas.

   Hoje, nós vamos focalizar em geração de idéias para personagens fictícios.


===================
   Elementos de uma história
===================

   Há três elementos que a história precisa: um personagem, um lugar e um conflito.

   Um pequeno texto não é uma história a menos que algo acontece na mesma. Se nada acontecer, a peça poderia ser uma descrição ou um artigo ou um discurso filosófico, mas não uma história.

   Em uma história, algo tem que acontecer. Isso acontece com alguém (um personagem * *), e isso acontece em algum lugar (* ambiente, espaço).

   Um conflito * * - ou problema - é o que faz algo acontecer. Falaremos mais sobre o conflito, e por que isso que é necessário,em outra lição.

========================
   Como nascem as idéias para as histórias
========================

   Autores geralmente começam com um dos três elementos (personagem, cenarío ou conflito) e usam o escolhido para encontrar os outros dois. Não há ordem certa ou errada para este processo.

   Uma idéia para um conflito (por exemplo, o bullying no ensino médio ), pode levar tanto para idéias de personagens (Quem é o valentão? O que o motiva? Quem são as vítimas? Como eles reagem a ele?) E também para definição de idéias (Em que  tipo  de escola os personagens estudam? Onde está escola está localizada? É uma escola pública ou uma escola particular?).

   Uma idéia para um cenário (por exemplo, uma plantação de algodão do Mississipi, pouco antes da Guerra Civil) pode levar a idéias de conflito (escravos violentamente separadas dos seus filhos), e as idéias de personagens (uma escrava grávida disposto a arriscar sua vida para manter seu bebe).

   Ou uma idéia para um personagem (por exemplo, uma mulher que é obcecado com a limpeza) pode levar a idéias de conflito (Em que situação esta obsessão do personagem com a higiene pode se tornar um problema? Em que situação ela iria enfrentar uma bagunça que não podera controlar?), e estabelecendo o cenário (apartamento da mulher ultra-organizado com seus elaborados sistemas de armários, compartimentos e recipientes rotulados).

   Agora, vamos começar a ver algumas idéias para personagem que você pode vir a usar em sua historias para obter idéias para o conflito e o cenário.

=============================
   5 maneiras de obter idéias de personagem
=============================

   Como ter idéias para os personagens? Aqui estão cinco maneiras diferentes. Cada um destes é uma mina de ouro.




   ***** Método # 1: Pessoas ao seu redor. *****


   Observe as pessoas que passam por você na rua, vá a um shopping ou a um café e observe as pessoas ao seu redor. Olha como eles se vestem e se apresentam, suas expressões faciais, seus gestos, como se movem, como elas interagem umas com as outras. Tente imaginar a sua vida.

   Observe as pessoas na fila do supermercado - esculte suas conversas (sem da muito na vista se não vão te chamar de bisbilhoteiro), preste atenção ao que elas estão comprando. Elas vivem sozinhos ou com crianças? Será que elas têm animais de estimação? Elas cozinham muito, ou mantem os alimentos pré-cozinhados em seus freezers? Elas estão planejando uma festa? Ou estão, possivelmente, planejando beber sozinhas?

   Cada uma dessas pessoas pode se tornar um personagem de ficção em suas histórias.





***** Método # 2: Adiquirir idéias do jornal. *****

   Os jornais são uma fonte rica de idéias de personagem.

   Quando você le sobre pessoas comuns em situações extraordinárias, tente imaginar as pessoas por trás das manchetes. O que poderia ter acontecido a uma mulher que manda filmar o marido? Que tipo de pessoa poderia ser ela, o que seu marido poderia ter feito?

   É provável que as pessoas que você venha a imaginar sejam muito diferentes das pessoas reais envolvidas na notícia. Isso é bom. Elas são personagens de ficção que você inventou. Agora você pode usá-las como quiser em suas histórias.

   Anúncios de casamento e obituários são outro ótimo lugar para procurar idéias para personagens. Use sua imaginação para preencher o espaço em branco em torno da informação do jornal.





***** Método # 3: Pegar idéias atravez de nomes. *****

   Um nome desencadeia um complexo conjunto de associações, com base no seu som e sua aparência em uma página, com base também nas pessoas que temos conhecido ou ouvido falar com esse nome ou nomes semelhantes.

   Pare um momento para imaginar uma mulher chamada Gertrude, uma mulher chamada Donna, uma mulher chamada Veronica. Quais imagens esses nomes trazem à sua mente? Imagino três mulheres muito diferentes.

   O nome Gertrude me faz pensar de uma mulher de sessenta anos de idade, com cabelos grisalhos na altura do queixo empurrado para trás das orelhas. Ela não usa maquiagem e tem linhas profundas ao longo dos lados de sua boca. Ela é alta e magra - ela faz longas caminhadas todos os dias e tem um passo rápido e determinado como se sempre tivesse um problema urgente para resolver.

   Sua Gertrude é, provavelmente, completamente diferente da minha. Isso é ótimo.

   Sempre que você precisa de idéias para personagens, anote três nomes. Escolha os nomes aleatoriamente de uma lista telefônica ou de outro lugar, ou apenas anotar os três primeiros nomes que lhe ocorrem.

   Tente imaginar uma pessoa com cada um dos nomes que você escolheu. Anote tudo o que você imaginar. Você acabou de criar três personagens!



***** Método # 4: Misturar e Combinar. *****

   Muitas vezes, os escritores se baseiam em pessoas reais, que eles conhecem para criar seus personagens. As vezes funciona bem, mas em outros casos, pode ser um fator limitante. Pode ser difícil parar de pensar na pessoa real e imaginar o personagem separadamente.

   Aqui está um método diferente para tentar: criar um personagem que mistura aspectos de várias pessoas que você conhece.

   Por exemplo, você pode inventar um personagem que é parcialmente baseado no seu pai, parcialmente baseado em um de seus professores do ensino médio, e em parte com base no seu chefe. Ou, você pode basear um personagem em seu pai, mas fazer dele uma mulher no seu livro. Você poderia basear a aparência física do personagem em uma garçonete que você viu em um restaurante.

   O resultado de cada combinação será um personagem que compartilha semelhanças com todas essas pessoas, mas, ao mesmo tempo, é diferente de todos elas, é única.

*
**** Método # 5: Transformar personagens em outros personagens. *****

    Cada personagem que você criar pode ser a semente para novas idéias para mais personagens.

   Quem está na família de seu personagem? Como são os pais do seu personagem? Quem é o melhor amigo do seu personagem? Quem é o inimigo do seu personagem? Que tipo de pessoa tira o seu personagem do serios? Que tipo de pessoa atrai ou se sente atraído por seu personagem?

   Pense sobre essas questões, em seguida, desenvolva as respostas para um novo personagens.










=========================
   Como desenvolver um personagem
=========================

   Uma vez que você já tenha uma idéia para um personagem, você pode começar a desenvolver o personagem, imaginando aspectos da vida desse personagem.

   Aqui está um questionário que você pode usar para criar perfis dos personagens. Sinta-se livre para alterar qualquer uma das perguntas ou adicionar perguntas novas:

   - Qual é a ocupação do personagem?

   - Como é a família do personagem?

   - O personagem Esta em um relacionamento? Como é seu parceiro ou parceira?

   - Como é o lar do personagem? Seu bairro?

   - Será que seu personagem tem hobbies? O que ele ou ela gosta de fazer?

   - Quais são as maiores qualidades do seu personagem?

   - Quais são seus maiores defeitos

   - Qual é seu desejo mais profundo?

   - Qual é seu maior medo?

   - Qual é a coisa que seu personagem quer desesperadamente mudar em si mesmo?

   - O que o personagem não sabe sobre si mesmo?

   A maioria destas informações não vão realmente entrar em sua história, mas ela vai te ajudar a concretizar os personagens em sua própria mente para que você possa escrever sobre eles de uma maneira convincente.

   Suas respostas a estas perguntas também podem se tornar uma fonte inesgotável de idéias para histórias. Eu vou te mostrar como isso funciona na próxima.

Escrito por Nancy.

Postar um comentário

Dear readers, after reading the Content please ask for advice and to provide constructive feedback Please Write Relevant Comment with Polite Language.Your comments inspired me to continue blogging. Your opinion much more valuable to me. Thank you.

IconIconIconFollow Me on Pinterest