01 – Descubra quem é o seu público. Para quem você quer escrever? Você está escrevendo para um iniciante, intermediário, avançado ou uma platéia? Por exemplo, se você estiver escrevendo um artigo sobre "Criação de slides do PowerPoint," são para os leitores novatos em PowerPoint, ou para pessoas de negócios procurando dicas avançadas?
02 – Faça uma pesquisa para saber se alguém já escreveu aquilo que você quer escrever. Tente ser o mais original possível. Se alguém já escreveu o que você queria, mude os tópicos do seu artigo ou escreva um artigo melhor!
03 – Compile uma lista de possíveis fontes para você consultar enquanto escreve. Isso pode incluir documentos, pesquisa na Internet e as pessoas para conversar.
03 – Compile uma lista de possíveis fontes para você consultar enquanto escreve. Isso pode incluir documentos, pesquisa na Internet e as pessoas para conversar.
04 - Escreva ou um esboço, ou um resumo do seu artigo. Isso irá ajudar a trazer o conceito do artigo em foco mais nítido. Tente fazer: Breve introdução – Corpo e Conclusão. O artigo precisa ter começo meio e fim.
05 – Escolha um lugar tranqüilo para escrever, um lugar silencioso onde você não será interrompido. Muitas pessoas não conseguem escrever um texto porque não conseguem se concentrar.
06 – Mostre seu artigo para amigos e familiares, e peça para eles dizerem o que acharam. Aceite todas as críticas numa boa. Melhore, reescreva quantas vezes for necessário. No início o caminho é árduo mesmo. Lembre-se: escrever é um exercício.
07 – Leia muitos artigos antes de escrever o seu. Está provado: quem lê muito, escreve bem. É conseqüência. É isso aí, até a próxima!
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