2 - Lembre-se sempre que conflito e suspense são o que fazem a sua estória.
3 - Comece com a estória que você está contando, e não informando o leitor de coisas que aconteceram no passado.( As vezes isso torna a estoria bem cansativa para quem esta lendo)
4 - Mostre os seus personagens através de suas ações.
5 - Seja econômico em suas descrições. Forneça somente as necessárias, e mesmo assim diluídas dentro da ação.
6 - Evite explicar demais e cedo demais. Confie em seu leitor. Confie em seus personagens. Se você sentir que sua estória necessita de longas explicações, volte atrás e a reescreva, até que a estória explique a si mesma.
7 - Enriqueça a sua estória compondo conflito externos com conflitos internos. Se o protagonista tiver que enfrentar, além de seus antagonistas, algum conflito interno, adquirirá riqueza e complexidade, com a decorrente aproximação e identificação do leitor.
8 - Trabalhe os seus diálogos. Leia-os em voz alta. Quando estiver fazendo a revisão de seu texto, questione-se sobre a autenticidade da voz de cada um dos personagens.
9 - Economize nos adjetivos e advérbios. Em literatura, menos é mais.
10 - Questione a validade e a necessidade de cada cena. Tenha em mente que uma cena só é necessária quando desenvolve a trama, ou revela mais alguma característica dos personagens.
Escrita Criativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário