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segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Não Me Conte, Me Mostre

  Não basta me dizer que seu irmão é engraçado ... me mostre o que ele diz e faz, e eu decido se eu quero ou não rir. Para convencer seus leitores, mostre, não apenas conte o que você quer que eles saibam.



Exemplo:


 

A menina estava tão cansado que eu sabia que era hora de dormir.  {X}

   

Esta sentença vai direto ao ponto, mas ela não está escrito de uma forma que vai dispertar a imaginação, gerar emoção, ou fazer o leitor continuar lendo.

   

 A menina de olhos castanhos usava um capacete Viking de plástico, e sua boca estava cheia de doces. Estava usando um vestido e parecia muito cansada. Mas era muito teimosa, então eu sabia que estava prestes a enfrentar uma batalha.  {?}

  

 Esta versão do autor é a reação do - esta criança parece surpreendentemente cansada. Esta versão menciona um motivo - o autor deve levá-la para tirar uma soneca. Mas o que o fato dela estar usando um capacete Viking ou ter olhos castanhos tem a ver com estar cansada? Esses detalhes dão ao leitor algo para trabalhar, mas estes detalhes parecem aleatórios, pois não contribuem verdadeiramente para o orador.
   


Seus olhos castanhos estavam vermelhos devido a força que fazia para mante-los aberto. Com uma grande determinação ela empurrou o capacete Viking que usava, deixando assim seu cachos a mostra. Com uma mão a menina agarrava um pirulito decapitado e com a outra uma espada de papelão. Essa ela apontou para o meu peito. "O que você quer dizer dragão?"  rosnou.  "Você nunca vai me fazer dormir!"  {.}
   

Nós não precisamos informar, "Era hora de dormir" ou "ela era teimosa" ou "eu enfrentei uma grande batalha." Os dados fornecidos nesta versão mostra ao leitor o que está em jogo. 


 

  Escrever é emocionalmente poderoso quando se prende o leitor. Ao invés de classificar e listar todas as emoções que você sentiu, use detalhes específicos que dão ao leitor uma razão para sentir as emoções que você quer expressar.



 

Exemplo:

  
Eu nunca vou esquecer como me senti depois que Fido morreu. Eu era muito infeliz. {X}

  

Basta nomear os sentimentos que você experimentou (dizendo a seu leitor o que você sentiu) não é suficiente para criar interesse no leitor. Você precisa encontrar uma maneira de gerar, no leitor, os mesmos sentimentos que você experimentou.

   

Se eu viver mil anos, eu nunca vou esquecer quão terrivelmente sozinho eu me senti depois de Fido morreu. Meses e meses se passaram, e parecia que cada pequena coisa me fazia lembrar dele. {?}


Embora o autor tenha acrescentado detalhes, esses detalhes só dizem - na verdade eles não dão ao leitor uma razão para amar Fido, ou para sofrer junto com o escritor.



  Sempre que os filhotes na vitrine da pet me distraiam do negócio sério de levá-lo para seu passeio, Fido rosnava, seus ouvidos eram um pouco achatados contra a cabeça desalinhada. No entanto, ele sempre me perdoava. Mesmo após sua audição e a visão se desvanecerem, quando sentia o clique da coleira em seu pescoço e sentia o ar fresco, ele ainda tentava pegar alcaparra. Esta manhã eu enchi sua tigela de água - do jeito que ele gostava - antes de me lembrar. {.}


Esta última revisão não diz "Fido morreu", mas "após a sua audição e a visão falhar" sugerem que ele morreu de velhice, e que a sua pessoalidade brincalhona sobreviveu a sua saúde. Enchendo o copo de água por engano envia uma mensagem clara: "Eu amei Fido e eu ainda não consigo acreditar que ele se foi." Os detalhes mostram a profundidade da relação.

 

Principalmente Dizendo:

  

Da maneira como ela se comportou no restaurante lotado, você poderia dizer Sally ficou atraída pelo estrangeiro bonito de camisa preta. Tentou algumas coisas para chamar sua atenção e, eventualmente, pensou que havia conseguido.

 

(O autor não perde tempo fornecendo a informação, mas a história é muito fina ... nada de interessante parece estar acontecendo.)

 

Principalmente Mostrando:

 

O estranho foi percorrendo a sala. Seus olhos brilharam em sua direção.  Um meio sorriso? Ele apenas colocou a mão em seu coração? Ou estava escovando algo fora de sua camisa? Essa camisa parecia suave. Sally sorriu.
"Ele é bonitinho", seu companheiro de quarto deu uma risadinha.
Sally casualmente desviou o olhar. "Oh, eu não sei", disse ela, deixando os olhos descansarem sobre a obra de arte, as flores, um rosto aleatório no meio da multidão, e encontrou uma outra desculpa para rir. Cuidadosamente virando seu perfil, ela cruzou as pernas, como seus amigos tinham praticado no ensino médio. Isso deve fazê-lo, pensou.

 

 (O leitor é deixado para descobrir o que está acontecendo ... mais atraente para uma história - é a tensão, e até um pouco de caráter. Desenvolvimento)

  

A versão original conta-me um específico, mas isoladas poucos detalhes - por exemplo, a cor da camisa do desconhecido. Mas isso é detalhe importante? "Sally foi atraído para o homem", a revisão mostra uma série de detalhes diferentes que se unem para formar um padrão - mas o autor não vem a público e anunciar o que o padrão meios. Por exemplo, Sally tenta capturar a atenção do estranho, ela percebe sua camisa quando parece que ele colocou a mão em seu coração, ela imagina se sua camisa seria mole. Desde que, obviamente, pensando em tocá-lo, podemos inferir o que mais ela poderia estar pensando.

  
Sally é uma mulher sedutora sensual em um jantar da embaixada, ou de joelhos entre knobby, a ponto de embaraçar-se (novamente) em um piquenique vizinhança? Temos de continuar a leitura, procurando pistas que nos ajudam a interpretar as ações. Está cruzando as pernas indo para o trabalho, ou ela está prestes a falhar comicamente? Só podemos imaginar - e que nos mantém lendo.


 

"Dizer" fatos estados ou observações.  "Visualizar" convida compreensão mais profunda tanto.

 

 Dizer: Todos sabiam que Lucinda era a pior criança na terceira série. Ela sempre soube qual a melhor maneira de me atormentar. Eu não conhecia muitas crianças, os poucos que eu conhecia eram os caras com quem jogava xadrez durante o recreio - realmente eles não eram amigos. Além disso, eu era desajeitado, então me tornei bom. E ela me atormentou tanto que fez o terceiro grau virar um inferno.

 

Mostrando: Quando o sinal do recreio tocou, eu peguei o meu jogo de xadrez e corri para a liberdade, ansioso para ganhar o torneio diário de párias. Eu não olhei, mas sabia que Lucinda estava me olhando, eu podia sentir seus cabelo encaracolados balançando na cabeça quando me seguiu. Claro, eu tropecei na porta. Tênis e sandálias pisaram em torno de mim e dos peões e bispos espalhados. E houve Lucinda, esperando eu vê-la. Ela sorriu, levantou o sapato de verniz brilhante, e lentamente, cuidadosamente firmou o calcanhar para baixo na cabeça da minha rainha branca.

 

Ambos os trechos fazem o mesmo ponto. Na primeira passagem, o autor apenas espera que acreditemos nele ", Lucinda foi a pior criança no terceiro grau." Na segunda passagem, lemos um relato detalhado do comportamento de Lucinda (ela tem o hábito de ir "depois" do narrador, ela espera até que tenha a atenção do narrador, antes de esmagar a sua rainha), e podemos julgar por nós mesmos. 

 

 Mostrando Usos Detalhes específicos

 

Ele olhou para mim de uma maneira que não era exatamente ameaçadora, mas ainda me deixou desconfortável.

  

Este é apenas uma maneira de dizer ao leitor um sentimento, afirmando algo que aconteceu e soletrar exatamente o efeito que teve sobre você. O que, exatamente, esse cara fez com os olhos, rosto e corpo que fez você se sentir desconfortável? Descreva suas ações, e mostrar o seu leitor saber exatamente o que fez você se sentir desconfortável. 

 

 

Às vezes, "dizendo" pode ser uma coisa boa.


"Nosso treinador é um ex-campeão, mas agora ele está em excesso, excesso de peso e com mais de quarenta anos."  - Dena Taylor.
 




"Estas são as vezes que tento é a alma dos homens." - Thomas Paine.

 

"Eu sou seu pai". - Darth Vader.

 



 

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  Não basta me dizer que seu irmão é engraçado ... me mostre o que ele diz e faz, e eu decido se eu quero ou não rir. Para convencer seus leitores, mostre, não apenas conte o que você quer que eles saibam.



Exemplo:


 

A menina estava tão cansado que eu sabia que era hora de dormir.  {X}

   

Esta sentença vai direto ao ponto, mas ela não está escrito de uma forma que vai dispertar a imaginação, gerar emoção, ou fazer o leitor continuar lendo.

   

 A menina de olhos castanhos usava um capacete Viking de plástico, e sua boca estava cheia de doces. Estava usando um vestido e parecia muito cansada. Mas era muito teimosa, então eu sabia que estava prestes a enfrentar uma batalha.  {?}

  

 Esta versão do autor é a reação do - esta criança parece surpreendentemente cansada. Esta versão menciona um motivo - o autor deve levá-la para tirar uma soneca. Mas o que o fato dela estar usando um capacete Viking ou ter olhos castanhos tem a ver com estar cansada? Esses detalhes dão ao leitor algo para trabalhar, mas estes detalhes parecem aleatórios, pois não contribuem verdadeiramente para o orador.
   


Seus olhos castanhos estavam vermelhos devido a força que fazia para mante-los aberto. Com uma grande determinação ela empurrou o capacete Viking que usava, deixando assim seu cachos a mostra. Com uma mão a menina agarrava um pirulito decapitado e com a outra uma espada de papelão. Essa ela apontou para o meu peito. "O que você quer dizer dragão?"  rosnou.  "Você nunca vai me fazer dormir!"  {.}
   

Nós não precisamos informar, "Era hora de dormir" ou "ela era teimosa" ou "eu enfrentei uma grande batalha." Os dados fornecidos nesta versão mostra ao leitor o que está em jogo. 


 

  Escrever é emocionalmente poderoso quando se prende o leitor. Ao invés de classificar e listar todas as emoções que você sentiu, use detalhes específicos que dão ao leitor uma razão para sentir as emoções que você quer expressar.



 

Exemplo:

  
Eu nunca vou esquecer como me senti depois que Fido morreu. Eu era muito infeliz. {X}

  

Basta nomear os sentimentos que você experimentou (dizendo a seu leitor o que você sentiu) não é suficiente para criar interesse no leitor. Você precisa encontrar uma maneira de gerar, no leitor, os mesmos sentimentos que você experimentou.

   

Se eu viver mil anos, eu nunca vou esquecer quão terrivelmente sozinho eu me senti depois de Fido morreu. Meses e meses se passaram, e parecia que cada pequena coisa me fazia lembrar dele. {?}


Embora o autor tenha acrescentado detalhes, esses detalhes só dizem - na verdade eles não dão ao leitor uma razão para amar Fido, ou para sofrer junto com o escritor.



  Sempre que os filhotes na vitrine da pet me distraiam do negócio sério de levá-lo para seu passeio, Fido rosnava, seus ouvidos eram um pouco achatados contra a cabeça desalinhada. No entanto, ele sempre me perdoava. Mesmo após sua audição e a visão se desvanecerem, quando sentia o clique da coleira em seu pescoço e sentia o ar fresco, ele ainda tentava pegar alcaparra. Esta manhã eu enchi sua tigela de água - do jeito que ele gostava - antes de me lembrar. {.}


Esta última revisão não diz "Fido morreu", mas "após a sua audição e a visão falhar" sugerem que ele morreu de velhice, e que a sua pessoalidade brincalhona sobreviveu a sua saúde. Enchendo o copo de água por engano envia uma mensagem clara: "Eu amei Fido e eu ainda não consigo acreditar que ele se foi." Os detalhes mostram a profundidade da relação.

 

Principalmente Dizendo:

  

Da maneira como ela se comportou no restaurante lotado, você poderia dizer Sally ficou atraída pelo estrangeiro bonito de camisa preta. Tentou algumas coisas para chamar sua atenção e, eventualmente, pensou que havia conseguido.

 

(O autor não perde tempo fornecendo a informação, mas a história é muito fina ... nada de interessante parece estar acontecendo.)

 

Principalmente Mostrando:

 

O estranho foi percorrendo a sala. Seus olhos brilharam em sua direção.  Um meio sorriso? Ele apenas colocou a mão em seu coração? Ou estava escovando algo fora de sua camisa? Essa camisa parecia suave. Sally sorriu.
"Ele é bonitinho", seu companheiro de quarto deu uma risadinha.
Sally casualmente desviou o olhar. "Oh, eu não sei", disse ela, deixando os olhos descansarem sobre a obra de arte, as flores, um rosto aleatório no meio da multidão, e encontrou uma outra desculpa para rir. Cuidadosamente virando seu perfil, ela cruzou as pernas, como seus amigos tinham praticado no ensino médio. Isso deve fazê-lo, pensou.

 

 (O leitor é deixado para descobrir o que está acontecendo ... mais atraente para uma história - é a tensão, e até um pouco de caráter. Desenvolvimento)

  

A versão original conta-me um específico, mas isoladas poucos detalhes - por exemplo, a cor da camisa do desconhecido. Mas isso é detalhe importante? "Sally foi atraído para o homem", a revisão mostra uma série de detalhes diferentes que se unem para formar um padrão - mas o autor não vem a público e anunciar o que o padrão meios. Por exemplo, Sally tenta capturar a atenção do estranho, ela percebe sua camisa quando parece que ele colocou a mão em seu coração, ela imagina se sua camisa seria mole. Desde que, obviamente, pensando em tocá-lo, podemos inferir o que mais ela poderia estar pensando.

  
Sally é uma mulher sedutora sensual em um jantar da embaixada, ou de joelhos entre knobby, a ponto de embaraçar-se (novamente) em um piquenique vizinhança? Temos de continuar a leitura, procurando pistas que nos ajudam a interpretar as ações. Está cruzando as pernas indo para o trabalho, ou ela está prestes a falhar comicamente? Só podemos imaginar - e que nos mantém lendo.


 

"Dizer" fatos estados ou observações.  "Visualizar" convida compreensão mais profunda tanto.

 

 Dizer: Todos sabiam que Lucinda era a pior criança na terceira série. Ela sempre soube qual a melhor maneira de me atormentar. Eu não conhecia muitas crianças, os poucos que eu conhecia eram os caras com quem jogava xadrez durante o recreio - realmente eles não eram amigos. Além disso, eu era desajeitado, então me tornei bom. E ela me atormentou tanto que fez o terceiro grau virar um inferno.

 

Mostrando: Quando o sinal do recreio tocou, eu peguei o meu jogo de xadrez e corri para a liberdade, ansioso para ganhar o torneio diário de párias. Eu não olhei, mas sabia que Lucinda estava me olhando, eu podia sentir seus cabelo encaracolados balançando na cabeça quando me seguiu. Claro, eu tropecei na porta. Tênis e sandálias pisaram em torno de mim e dos peões e bispos espalhados. E houve Lucinda, esperando eu vê-la. Ela sorriu, levantou o sapato de verniz brilhante, e lentamente, cuidadosamente firmou o calcanhar para baixo na cabeça da minha rainha branca.

 

Ambos os trechos fazem o mesmo ponto. Na primeira passagem, o autor apenas espera que acreditemos nele ", Lucinda foi a pior criança no terceiro grau." Na segunda passagem, lemos um relato detalhado do comportamento de Lucinda (ela tem o hábito de ir "depois" do narrador, ela espera até que tenha a atenção do narrador, antes de esmagar a sua rainha), e podemos julgar por nós mesmos. 

 

 Mostrando Usos Detalhes específicos

 

Ele olhou para mim de uma maneira que não era exatamente ameaçadora, mas ainda me deixou desconfortável.

  

Este é apenas uma maneira de dizer ao leitor um sentimento, afirmando algo que aconteceu e soletrar exatamente o efeito que teve sobre você. O que, exatamente, esse cara fez com os olhos, rosto e corpo que fez você se sentir desconfortável? Descreva suas ações, e mostrar o seu leitor saber exatamente o que fez você se sentir desconfortável. 

 

 

Às vezes, "dizendo" pode ser uma coisa boa.


"Nosso treinador é um ex-campeão, mas agora ele está em excesso, excesso de peso e com mais de quarenta anos."  - Dena Taylor.
 




"Estas são as vezes que tento é a alma dos homens." - Thomas Paine.

 

"Eu sou seu pai". - Darth Vader.

 



 

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