Aprenda a escrever historias utilizando as oitos partes.
As oito partes de watts são:
Ponto de Partido
Gatilho
A busca
Surpresa
Escolha crítica
Clímax
Reversão
Resolução
Watts explica que cada trama clássica passa por estas fases e
que não costuma usá-los para planejar uma história, mas usa os pontos durante o
processo de escrita:
Vou explicar cada um deles.
Ponto de Partido:
Este é o "dia a dia", no qual a história se passa.
Pense na Cinderela limpando, passando, lavando e cozinhando para sua madrasta
má e suas duas irmãs horrorosas. Pense em João (de João e o pé de feijão) que vive na
pobreza, com sua mãe e uma vaca, ou em Harry Potter que vive com os Dursley.
Gatilho:
Algo que o protagonista (o herói / heroína) não pode
controlar é o gatilho que desencadeia a história. A fada madrinha aparece,
alguém paga em feijões mágicos não de ouro, uma misteriosa carta chega ... você
começa a desenrolar a historia.
A busca:
Os resultados do gatilho podem se tornar uma busca - um
gatilho desagradável (por exemplo, a protagonista perder o emprego) pode acabar
envolvendo a protagonista numa busca para retornar ao status do qual fazia
parte, um gatilho agradável (ex.: encontrar um mapa do tesouro), significa uma
busca para manter ou aumentar o novo estado agradável.
Lembra dos exemplos que dei no ponto de partida utilizando a Cinderela o João e o Harry Potter? Então pense nessas historia (com certeza você conhece pelo menos uma delas) e no gatilho dessas historia e depois na busca que esse gatilho gerou... Você terá uma ideia melhor do que é a busca.
Lembra dos exemplos que dei no ponto de partida utilizando a Cinderela o João e o Harry Potter? Então pense nessas historia (com certeza você conhece pelo menos uma delas) e no gatilho dessas historia e depois na busca que esse gatilho gerou... Você terá uma ideia melhor do que é a busca.
Surpresa:
Esta etapa envolve não um, mas vários elementos, e ocupa a
maior parte do meio da história. "Surpresa" inclui eventos desagradáveis,
como obstáculos, complicações, conflitos e problemas para a protagonista.
Watts enfatiza que surpresas não devem ser muito aleatórios
ou muito previsíveis - eles precisam ser inesperados, mas plausíveis. O leitor
tem que dizer "Puxa! Eu deveria ter visto isso!”
Escolha crítica:
Em algum momento, o protagonista precisa tomar uma decisão
crucial, uma escolha crítica. Isso é muitas vezes quando o personagem descobre exatamente
quem ou o que é, quando personalidades reais são revelados em momentos de alta
tensão. Watts salienta que isso tem que ser uma decisão do personagem - e não
apenas algo que acontece por acaso.
Em muitas histórias clássicas, a "escolha crítica"
envolve a escolha entre o bem e o mal, um caminho fácil, ou o difícil, entre a
pessoa amada e a solidão, entre matar ou não.
Em tragédias, o final infeliz muitas vezes acontece por que um
personagem faz uma escolha errada em algum momento - se ao ver Julieta
supostamente morta, por exemplo Romeo acaba se matando.
Clímax:
A escolha crítica(s) feita por seu protagonista precisa
resultar no clímax, o pico mais alto de tensão, em sua história.
Para algumas histórias, este poderia ser um pelotão de
fuzilamento nivelando suas armas e se preparando para atirar, uma batalha
começando, uma perseguição em alta velocidade ou algo igualmente dramático. Em
outras histórias, o clímax pode ser uma enorme discussão entre marido e mulher,
ou uma briga entre crianças, ou Cinderela e as irmãs feias tentando calçar o
sapatinho de cristal.
Reversão:
A reversão deve ser a consequência da escolha crítica e do
clímax, e deve alterar o status dos personagens - especialmente o seu
protagonista. Por exemplo, uma mulher oprimida pode deixar o marido depois de
uma briga, uma criança intimidada por alguém pode se deixar de ser uma vítima e
perceber que o seu agressor não tem mais nenhum poder sobre ela; Cinderela pode
ser reconhecida pelo príncipe.
“Suas reversões devem ser inevitáveis e prováveis. Nada deve
acontecer sem motivo, mudanças não devem cair do céu. A história deve se
desenrolar como a vida se desenrola: implacável, implacável, e plausível.”
Resolução:
A resolução é um retorno a um novo ponto de partida - onde
os personagens devem ser mudados, se tornando mais sábios e iluminados, mas
onde a história que está sendo contada é completa.
(Você pode sempre começar uma nova história, uma
continuação, com outro gatilho ...)
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