Publicidade

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Processo de Escrita

  

  Você sabia que há um processo de escrita que muitos escritores seguem naturalmente? Se você está começando a sua, digamos, carreira de escritor(a) seguir esse processo de escrita pode te ajudar muito.
Eu vou explicar o que cada etapa do processo de escrita envolve, e vou dar algumas dicas para cada seção.

1. Pré-escrita:

  Você com certeza já deve ter ficado horas e horas olhando para um pedaço de papel ou um documento em branco na tela de seu computador, certo? Bem, com isso você pulou uma etapa vital no processo de escrita: os pré-escritos.
  Pré-escritos é tudo aquilo que você faz antes de iniciar o seu rascunho. É como “chegar” com uma ideia...

Ideias e Inspiração:

  Ideias são tudo aquilo que esta ao seu redor. Se você quiser escrever, mas não tem nenhuma ideia, tente:
  • Escrevendo sobre os incidentes de sua vida diária, ou da sua infância.
  • Manter um caderno de ideias - anotar os pensamentos que ocorrem ao longo do dia.
  • Criar um personagem vivo, e depois escrever sobre ele / ela.

 Dica: Depois que você tiver uma ideia, tente expandi-la. Não cometa o erro de pular direto para o seu texto - você vai acabar com um pedaço de historia mal estruturado.

Com base na sua ideia:

  Trata-se de alguns métodos populares que você pode utilizar para adicionar carne aos ossos de sua ideia:
  • Escrita livre: Abra um novo documento ou inicie uma nova página, e escreva tudo o que vem à sua cabeça sobre o tema escolhido. Não pare de escrever, nem mesmo quando e se você cometer erros.
  • “Tempestade de Ideias”: Escrever a ideia ou tópico no centro de sua página. Faça linhas ligando essa ideia a ideias que surgem a partir dela - sub-tópicos ou instruções que você poderia ter com o artigo.

  Depois de ter feito um ou algumas, você poderá transformar tudo em uma ideia maior criando assim uma historia.

Planejamento e Estrutura:

  Algumas partes da escrita vai exigir mais planejamento do que outras. Normalmente, as partes mais longas e trabalhosas exigem bastante da nossa mente.
  Primeiro, decida quais as ideias que você vai usar. Durante a sua escrita livre e “tempestade de ideias”, você vai formar muitas ideias legais. Algumas pertencem a esta parte da escrita: as outros podem ser mantidos para trabalhos futuros.
  Em seguida, decida como colocar essas ideias. Às vezes, o tema vai tornar isso fácil: neste artigo, por exemplo, fazia sentido dar cada passo do processo de escrita em ordem. Para uma história curta, experimente a história em oito partes.

2. Escrita:

  Sente-se com o seu plano em mãos, e comece o seu primeiro projeto (também conhecido como esboço ou rascunho ). Nesta fase, você não precisa pensar em contagem de palavras, gramática, ortografia ou pontuação. Não se preocupe se você errou alguma coisa ou se algumas seções do seu plano não se encaixam muito bem. Basta continuar escrevendo!
  Se você é um escritor novo, pode ficar surpreso ao saber que os autores profissionais passam por vários rascunhos antes de ficarem felizes com o seu trabalho. Esta é uma parte normal do processo de escrita - ninguém acerta de primeira.
   Algumas coisas que muitos escritores acham útil quando se trabalha com a primeira versão incluem:
  •  Deixando, pelo menos 30 minutos para se concentrar: é difícil estabelecer um fluxo de escrita se você parar o tempo todo quando esta escrevendo.
  • Indo a algum lugar onde não haja interrupções: a biblioteca ou café podem ser um ótimo lugar caso você não tenha uma lugar tranquilo em casa para escrever.
  • Se desligar das distrações: se você esta escrevendo seu projeto (rascunho) no computador eu o aconselho a desligar a conexão com a internet. Isso irá fazer maravilhas para a sua concentração!

  Você pode escrever vários rascunhos, especialmente se você estiver trabalhando com ficção.

  Dica: A escrita requer concentração e energia. Se você é um escritor novo, não tente escrever por horas sem parar. Em vez disso, se de um limite de tempo (como 30 minutos) para realmente focar. Não vai inventar de verificar e-mail ou entrar no Facebook, por favor! :P

3. Revisão:

  Rever o seu trabalho é um pouco chato, mas, muito importante. Você pode remover seções inteiras, reescrever parágrafos inteiros, e adicionar informações que com certeza o leitor vai precisar. Todo mundo precisa fazer revisões - até mesmo escritores talentosos .
  A etapa de revisão é utilizar a abordagem ARRR (Adicionando, reorganizando, remover, substituir):
  • Adicionando: O que mais o leitor precisa saber? Se você ainda não encontrou as palavras certas, que áreas você pode expandir? Talvez este seja um bom momento para voltar às suas notas pré-escritos e procurar por ideias que você não usou.
  • Reorganizando: Mesmo depois de muito planejamento, as seções escritas por você podem precisar ser reorganizadas. Talvez você descubra que o argumento utilizado ficaria melhor se você reordenar seus parágrafos. Talvez você tenha escrito um conto que se arrasta no meio e tenha um final rápido demais.
  • Remoção: Às vezes, uma de suas ideias não funciona. Talvez você já tenha passado sobre a contagem de palavras, e você precisa tirar alguns parágrafos. Talvez essa história engraçada não se encaixa com o resto do seu artigo. Neste caso não tenha medo de remover alguma frase ou até mesmo paragrafo.
  • Substituir: Será que acrescentar mais detalhes ajudaria a tornar sua historia mais real? Você precisa olhar para exemplos mais fortes e citações para apoiar o seu argumento? Se um parágrafo especial, não está funcionando, tente reescrevê-lo.


  Dica: Se você não tiver certeza se o que fez esta ou não funcionando, que tal mostrar o que escreveu a alguém. Isso pode até gerar um círculo de escritores, ou talvez você encontre um amigo que seja bom com as palavras. Peça-lhes feedback. É bom você mostrar o seu trabalho para várias pessoas, assim terá bastante opiniões. Seja maduro(a) e aceite bem as criticas.

4. Edição:

  A fase da edição é diferente da revisão, e deve ser feito após termina-la. Para editar, vá até a sua historia e verifique linha por linha, e certifique-se de que cada frase e palavra são tão boas quanto possível. Algumas coisas a serem verificadas são:
  • Você já usou a mesma palavra varias vezes em uma frase ou parágrafo? Use um dicionário para encontrar alternativas.
  • Alguma das suas frases é difícil de ser entendida? Reescreve-as para tornar o que você escreveu mais claro.
  • Que palavras você poderia cortar para tornar uma frase mais marcante? Palavras como "apenas" "bastante", "muito", "verdade" e "geral", muitas vezes podem ser removidas.
  • Suas frases estão gramaticalmente corretas? Mantenha um olhar atento para problemas como a concordância entre sujeito e verbo e preste atenção em como você usa o tempo passado, presente ou futuro.
  • Está tudo escrito corretamente? Não confie em seu corretor ortográfico – ele não vai pegar todos os erros. Revise quantas vezes for necessário.
  • Você usou sinais de pontuação corretamente? Vírgulas muitas vezes causam dificuldades. Se ligue nas pontuações

  Dica: Imprima o seu trabalho. Muitos escritores acham mais fácil detectar erros desta forma.





Gostou do Post? Então compartilhe com seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

0
  

  Você sabia que há um processo de escrita que muitos escritores seguem naturalmente? Se você está começando a sua, digamos, carreira de escritor(a) seguir esse processo de escrita pode te ajudar muito.
Eu vou explicar o que cada etapa do processo de escrita envolve, e vou dar algumas dicas para cada seção.

1. Pré-escrita:

  Você com certeza já deve ter ficado horas e horas olhando para um pedaço de papel ou um documento em branco na tela de seu computador, certo? Bem, com isso você pulou uma etapa vital no processo de escrita: os pré-escritos.
  Pré-escritos é tudo aquilo que você faz antes de iniciar o seu rascunho. É como “chegar” com uma ideia...

Ideias e Inspiração:

  Ideias são tudo aquilo que esta ao seu redor. Se você quiser escrever, mas não tem nenhuma ideia, tente:
  • Escrevendo sobre os incidentes de sua vida diária, ou da sua infância.
  • Manter um caderno de ideias - anotar os pensamentos que ocorrem ao longo do dia.
  • Criar um personagem vivo, e depois escrever sobre ele / ela.

 Dica: Depois que você tiver uma ideia, tente expandi-la. Não cometa o erro de pular direto para o seu texto - você vai acabar com um pedaço de historia mal estruturado.

Com base na sua ideia:

  Trata-se de alguns métodos populares que você pode utilizar para adicionar carne aos ossos de sua ideia:
  • Escrita livre: Abra um novo documento ou inicie uma nova página, e escreva tudo o que vem à sua cabeça sobre o tema escolhido. Não pare de escrever, nem mesmo quando e se você cometer erros.
  • “Tempestade de Ideias”: Escrever a ideia ou tópico no centro de sua página. Faça linhas ligando essa ideia a ideias que surgem a partir dela - sub-tópicos ou instruções que você poderia ter com o artigo.

  Depois de ter feito um ou algumas, você poderá transformar tudo em uma ideia maior criando assim uma historia.

Planejamento e Estrutura:

  Algumas partes da escrita vai exigir mais planejamento do que outras. Normalmente, as partes mais longas e trabalhosas exigem bastante da nossa mente.
  Primeiro, decida quais as ideias que você vai usar. Durante a sua escrita livre e “tempestade de ideias”, você vai formar muitas ideias legais. Algumas pertencem a esta parte da escrita: as outros podem ser mantidos para trabalhos futuros.
  Em seguida, decida como colocar essas ideias. Às vezes, o tema vai tornar isso fácil: neste artigo, por exemplo, fazia sentido dar cada passo do processo de escrita em ordem. Para uma história curta, experimente a história em oito partes.

2. Escrita:

  Sente-se com o seu plano em mãos, e comece o seu primeiro projeto (também conhecido como esboço ou rascunho ). Nesta fase, você não precisa pensar em contagem de palavras, gramática, ortografia ou pontuação. Não se preocupe se você errou alguma coisa ou se algumas seções do seu plano não se encaixam muito bem. Basta continuar escrevendo!
  Se você é um escritor novo, pode ficar surpreso ao saber que os autores profissionais passam por vários rascunhos antes de ficarem felizes com o seu trabalho. Esta é uma parte normal do processo de escrita - ninguém acerta de primeira.
   Algumas coisas que muitos escritores acham útil quando se trabalha com a primeira versão incluem:
  •  Deixando, pelo menos 30 minutos para se concentrar: é difícil estabelecer um fluxo de escrita se você parar o tempo todo quando esta escrevendo.
  • Indo a algum lugar onde não haja interrupções: a biblioteca ou café podem ser um ótimo lugar caso você não tenha uma lugar tranquilo em casa para escrever.
  • Se desligar das distrações: se você esta escrevendo seu projeto (rascunho) no computador eu o aconselho a desligar a conexão com a internet. Isso irá fazer maravilhas para a sua concentração!

  Você pode escrever vários rascunhos, especialmente se você estiver trabalhando com ficção.

  Dica: A escrita requer concentração e energia. Se você é um escritor novo, não tente escrever por horas sem parar. Em vez disso, se de um limite de tempo (como 30 minutos) para realmente focar. Não vai inventar de verificar e-mail ou entrar no Facebook, por favor! :P

3. Revisão:

  Rever o seu trabalho é um pouco chato, mas, muito importante. Você pode remover seções inteiras, reescrever parágrafos inteiros, e adicionar informações que com certeza o leitor vai precisar. Todo mundo precisa fazer revisões - até mesmo escritores talentosos .
  A etapa de revisão é utilizar a abordagem ARRR (Adicionando, reorganizando, remover, substituir):
  • Adicionando: O que mais o leitor precisa saber? Se você ainda não encontrou as palavras certas, que áreas você pode expandir? Talvez este seja um bom momento para voltar às suas notas pré-escritos e procurar por ideias que você não usou.
  • Reorganizando: Mesmo depois de muito planejamento, as seções escritas por você podem precisar ser reorganizadas. Talvez você descubra que o argumento utilizado ficaria melhor se você reordenar seus parágrafos. Talvez você tenha escrito um conto que se arrasta no meio e tenha um final rápido demais.
  • Remoção: Às vezes, uma de suas ideias não funciona. Talvez você já tenha passado sobre a contagem de palavras, e você precisa tirar alguns parágrafos. Talvez essa história engraçada não se encaixa com o resto do seu artigo. Neste caso não tenha medo de remover alguma frase ou até mesmo paragrafo.
  • Substituir: Será que acrescentar mais detalhes ajudaria a tornar sua historia mais real? Você precisa olhar para exemplos mais fortes e citações para apoiar o seu argumento? Se um parágrafo especial, não está funcionando, tente reescrevê-lo.


  Dica: Se você não tiver certeza se o que fez esta ou não funcionando, que tal mostrar o que escreveu a alguém. Isso pode até gerar um círculo de escritores, ou talvez você encontre um amigo que seja bom com as palavras. Peça-lhes feedback. É bom você mostrar o seu trabalho para várias pessoas, assim terá bastante opiniões. Seja maduro(a) e aceite bem as criticas.

4. Edição:

  A fase da edição é diferente da revisão, e deve ser feito após termina-la. Para editar, vá até a sua historia e verifique linha por linha, e certifique-se de que cada frase e palavra são tão boas quanto possível. Algumas coisas a serem verificadas são:
  • Você já usou a mesma palavra varias vezes em uma frase ou parágrafo? Use um dicionário para encontrar alternativas.
  • Alguma das suas frases é difícil de ser entendida? Reescreve-as para tornar o que você escreveu mais claro.
  • Que palavras você poderia cortar para tornar uma frase mais marcante? Palavras como "apenas" "bastante", "muito", "verdade" e "geral", muitas vezes podem ser removidas.
  • Suas frases estão gramaticalmente corretas? Mantenha um olhar atento para problemas como a concordância entre sujeito e verbo e preste atenção em como você usa o tempo passado, presente ou futuro.
  • Está tudo escrito corretamente? Não confie em seu corretor ortográfico – ele não vai pegar todos os erros. Revise quantas vezes for necessário.
  • Você usou sinais de pontuação corretamente? Vírgulas muitas vezes causam dificuldades. Se ligue nas pontuações

  Dica: Imprima o seu trabalho. Muitos escritores acham mais fácil detectar erros desta forma.




Postar um comentário

Dear readers, after reading the Content please ask for advice and to provide constructive feedback Please Write Relevant Comment with Polite Language.Your comments inspired me to continue blogging. Your opinion much more valuable to me. Thank you.

IconIconIconFollow Me on Pinterest