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terça-feira, 21 de setembro de 2010

Descrevendo Personagens

Resolvi não colocar descrição III como titulo desse post pois descrever personagem é uma das dificuldade que muitos encontram quando iniciam a escrita.

A) A DESCRIÇÃO DE PERSONAGEM: FÍSICA E PSICOLÓGICA

Ao descrever uma personagem, você poderá fazê-lo de duas maneiras:

a) aspectos físicos – corpo, voz, roupa, andar, etc.

“A pele suave daquela menina era como pêssego maduro, colhido da árvore, os olhos negros e redondos faziam par com os longos e encaracolados cabelos, e o sorriso meigo dos lábios carnudos eram um convite ao beijo.”

b) aspectos psicológicos – caráter, estado de espírito, comportamento, etc.

“Era de uma bondade de fazer inveja, os olhos alegres brilhavam como lamparinas em noite sem lua, a voz invadia os ouvidos como canto de flauta, se pudesse ficaria ali, prostrado a vida toda ouvindo os ensinamentos do mestre.”


Importante:
É sempre bom começar sua descrição de personagem retratando primeiro um aspecto de caráter geral e em seguida mesclar descrições físicas e psicológicas. Deve-se, contudo, seguir uma certa ordem na descrição.
Se você começar a descrever uma personagem pela cabeça por exemplo, procure descrever os cabelos, olhos, boca... sempre seguindo uma ordem lógica.
Veja algumas descrições de personagens em que se misturam os aspectos físicos e psicológicos:

“Stela era espigada, dum moreno fechado, muito fina de corpo. Tinha as pernas e os braços muito longos e uma voz ligeiramente rouca.” (Marques Rebelo)

“Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.” (Graciliano Ramos)

“Ó minha amada
Que olhos os teus
São cais noturnos
Cheios de adeus
São docas mansas
Trilhando luzes
Que brilham longe
Longe nos breus...”
(Vinícius de Moraes)

Leia, agora, um fragmento de texto descritivo em que a autora descreve um professor e as sensações que este provoca:

OS DESASTRES DE SOFIA

  Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele.
  O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era atraída por ele. Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência
que ele tinha em nos ensinar e que, ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na sala. Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas, até que ele dizia, vermelho:
  – Cale-se ou expulso a senhora da sala.
  Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me mandar! Ele não mandava, senão estaria me obedecendo. Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser o objeto do ódio daquele homem que de certo modo eu amava. Não o amava como a mulher que eu seria um dia, amava-o como uma criança que tenta desastradamente proteger um adulto, com a cólera de quem ainda não foi covarde e vê um homem forte de ombros tão curvos. (...) 
(LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. São Paulo, Ática, 1977, p. 11.)

OBSERVE A ANÁLISE ESTRUTURAL DO PROCESSO DESCRITIVO:

– aspectos gerais: “Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão, e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele.”
– aspectos físicos: “O professor era gordo, grande (...) de ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com fio de ouro encimando o nariz grosso e romano.”
– aspectos psicológicos: “E eu era atraída por ele. Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência que ele tinha em nos ensinar e que, ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na sala. Falava alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas...”
Note que cada característica compõe o tipo desejado; sua personagem tomará a vida que você quiser, ao escolher de maneira harmônica características físicas e psicológicas.



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2 comentários:

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Resolvi não colocar descrição III como titulo desse post pois descrever personagem é uma das dificuldade que muitos encontram quando iniciam a escrita.

A) A DESCRIÇÃO DE PERSONAGEM: FÍSICA E PSICOLÓGICA

Ao descrever uma personagem, você poderá fazê-lo de duas maneiras:

a) aspectos físicos – corpo, voz, roupa, andar, etc.

“A pele suave daquela menina era como pêssego maduro, colhido da árvore, os olhos negros e redondos faziam par com os longos e encaracolados cabelos, e o sorriso meigo dos lábios carnudos eram um convite ao beijo.”

b) aspectos psicológicos – caráter, estado de espírito, comportamento, etc.

“Era de uma bondade de fazer inveja, os olhos alegres brilhavam como lamparinas em noite sem lua, a voz invadia os ouvidos como canto de flauta, se pudesse ficaria ali, prostrado a vida toda ouvindo os ensinamentos do mestre.”


Importante:
É sempre bom começar sua descrição de personagem retratando primeiro um aspecto de caráter geral e em seguida mesclar descrições físicas e psicológicas. Deve-se, contudo, seguir uma certa ordem na descrição.
Se você começar a descrever uma personagem pela cabeça por exemplo, procure descrever os cabelos, olhos, boca... sempre seguindo uma ordem lógica.
Veja algumas descrições de personagens em que se misturam os aspectos físicos e psicológicos:

“Stela era espigada, dum moreno fechado, muito fina de corpo. Tinha as pernas e os braços muito longos e uma voz ligeiramente rouca.” (Marques Rebelo)

“Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.” (Graciliano Ramos)

“Ó minha amada
Que olhos os teus
São cais noturnos
Cheios de adeus
São docas mansas
Trilhando luzes
Que brilham longe
Longe nos breus...”
(Vinícius de Moraes)

Leia, agora, um fragmento de texto descritivo em que a autora descreve um professor e as sensações que este provoca:

OS DESASTRES DE SOFIA

  Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele.
  O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era atraída por ele. Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência
que ele tinha em nos ensinar e que, ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na sala. Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas, até que ele dizia, vermelho:
  – Cale-se ou expulso a senhora da sala.
  Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me mandar! Ele não mandava, senão estaria me obedecendo. Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser o objeto do ódio daquele homem que de certo modo eu amava. Não o amava como a mulher que eu seria um dia, amava-o como uma criança que tenta desastradamente proteger um adulto, com a cólera de quem ainda não foi covarde e vê um homem forte de ombros tão curvos. (...) 
(LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. São Paulo, Ática, 1977, p. 11.)

OBSERVE A ANÁLISE ESTRUTURAL DO PROCESSO DESCRITIVO:

– aspectos gerais: “Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão, e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele.”
– aspectos físicos: “O professor era gordo, grande (...) de ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com fio de ouro encimando o nariz grosso e romano.”
– aspectos psicológicos: “E eu era atraída por ele. Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência que ele tinha em nos ensinar e que, ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na sala. Falava alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas...”
Note que cada característica compõe o tipo desejado; sua personagem tomará a vida que você quiser, ao escolher de maneira harmônica características físicas e psicológicas.


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Ainda não aprendi, como aprender melhor?
E como saber se eu escrevo bem?

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